segunda-feira, 6 de junho de 2011

Apresentação final.

  Hoje foi a nossa apresentação final de área de projecto, onde mostrámos o nosso produto final à nossa turma. Este consistia num vídeo de sensibilização, com algumas reportagens feitas por nós, e também por vídeos que encontrámos na internet.
  Todos gostaram do vídeo e até conseguimos surpreender a nossa professora, que nos convidou a apresentar o nosso vídeo para um grande público, na semana eco-escolas.
  No final entregámos umas gotinhas para por no frigorifico, feitas por nós, e também organizámos um lanche para todos.
  Deste modo, demos por finalizado o nosso trabalho ao longo do ano, e esperamos que este tenha servido para alertar muitas pessoas, para o facto de a água, um bem tão importante à nossa sobrevivência, estar a acabar.

sábado, 28 de maio de 2011

Vencedores!

  Lembram-se de falarmos aqui que íamos participar no concurso inter-escola que consistia em fotografar os doze princípios da Carta Europeia da Água? Pois é, GANHÁMOS :) E o prémio é uma visita ao Oceanário já no dia 9 de Junho!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Inquérito sobre direitos ambientais.

No âmbito da disciplina de Economia C, duas alunas deste grupo de área de projecto, estão a desenvolver um trabalho, juntamente com outro aluno, sobre direitos ambientais. Fizémos este inquérito para percebermos até que ponto a população está informada sobre este tema. Gostariamos de contar com a vossa colaboração, respondendo ao inquérito num documento word e depois enviando-o para o e-mail: agua-ouroazul@hotmail.com , ou então respondendo-o directamente aqui num comentário (que não será aprovado). Em baixo deixamos o inquérito de duas páginas, com perguntas simples e de rápida resposta!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Trabalho final.

Boa tarde a todos :)
A caminhada foi adiada por causa do tempo, e agora já estamos a planear o nosso trabalho final... Tinhamos em mente fazer a apresentação final no passeio de barco pelo rio Tejo, mas por ordem da directora da nossa escola, foi-nos impedido.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Termas dos Cucos.

  Na próxima Terça-feira, ou seja, o primeiro dia de aulas do terceiro período, vamos fazer um passeio pedestre, organizado pelo nosso grupo, às Termas dos Cucos, aqui em Torres Vedras. Depois mostraremos as fotografias e os folhetos que vamos entregar.

  Feliz Páscoa a todos :)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ouro Azul - A guerra mundial pela água.


  Sinopse: Documentário sobre as actuais e futuras Guerras Mundiais por Água. Mostra como a água está a ser mal gerida mundialmente, esgotada e poluída. A falta de água em muitos países do mundo devido a manipulação e corrupção por parte dos Governos, administrações locais e, claro, as corporações multinacionais de Água. As constantes lutas entre o povo e os altos poderes económicos e governamentais. As Guerras e revoluções diárias por uma fonte de vida de todos os seres humanos e seres vivos deste planeta.

  Aconselhamos a visualização deste documentário porque nos mostra a grande realidade que estamos a viver em relação à água, o Ouro Azul do século XXI.

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia mundial da água!

  Hoje, dia 22 de Março, comemora-se o dia mundial da água e o nosso grupo não deixou passar este dia em branco! Fizemos uma exposição onde mostrámos algumas medidas para poupar água, apesar de algumas delas serem já bastante conhecidas, mas vale sempre a pena relembrar para que as pessoas não se esqueçam que é necessário e importante poupar água! Também distribuimos uns autocolantes pelos nossos colegas, professores e funcionários que nos ajudaram a divulgar esta causa. De seguida mostramo-vos fotografias da exposição e também do autocolante.
  Esta iniciativa correu muito bem e esperamos que as pessoas se tenham consciencializado para que é necessário poupar água o mais rápido possível e que o podemos fazer com simples actividades do dia-a-dia.
  Em nome do grupo, agradecemos a todos os que se disponibilizaram a nos ajudar e a tornar esta iniciativa mais visivel. De referir ainda que também o Salpico participou na nossa exposição sendo um elemento bastante atractivo!
O autocolante.
O Salpico!
O grupo :)


Dia Mundial da Água: A pegada hídrica aumentou no planeta.

  «Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que este ano tem o tema "Responder ao desafio urbano". O objectivo passa por calcular quanto vale, em consumo de água, a folha de papel que segura nas mãos neste momento. Ou a chávena de café que bebemos ao pequeno-almoço, a carne que consumimos, ou a roupa que vestimos. Em 2011, o objectivo deste dia é alertar para as consequências do crescimento das cidades e da industrialização e para as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas.
  A chamada de atenção é para os governos, para as organizações e as instituições, mas é também para as comunidades e para o indivíduo. Uma chávena de café num restaurante envolve um gasto de água na ordem dos 140 litros, se incluirmos a sua produção. Um quilo de carne exige 16 mil litros de água e uma simples T-shirt de algodão exige um consumo de 2 mil litros de água.
  O recurso é escasso e a pegada hídrica aumenta de dia para dia. Portugal encontra-se entre os países que se apresentam com a pegada hídrica mais elevada por habitante, ocupando o sexto lugar entre um total de 140, diz o "Relatório Planeta Vivo 2008", da WWF - World Wild Fund for Nature, que tem os EUA à cabeça. Ao lado de Portugal estão quatro países da região mediterrânica - Grécia, Itália, Espanha e Chipre. O documento demonstra que o uso insustentável da água é um problema crescente e "o declínio dos ecossistemas hídricos é mais acentuado que o declínio da biodiversidade marítima e terrestre". Os responsáveis? O aumento das captações de água para a agricultura e o abastecimento urbano, as políticas de gestão da água e a perda de habitats devido à urbanização e à construção de infra-estruturas. Ao contrário do que possa parecer, a ideia não é proibir a produção de café, de alimentos ou de vestuário, sublinha Luís Silva, um dos responsáveis pela WWF Portugal.
  "De que forma a economia sustentável pode ser mais competitiva?" Luís Silva acha que a questão é o ponto de partida para que a pegada hídrica comece a regredir. Por outro lado, "o Plano Nacional da Água, que devia ter sido terminado em 2010, ainda está atrasado", explica Francisco Ferreira, da Quercus, acrescentando que "não foi implementada nenhuma medida".
  Esta é uma das razões para a ONU trazer o tema para debaixo de fogo. A ideia é responder ao desafio urbano, incentivar os governos e cada pessoa a participar activamente na procura de uma solução para o desafio da gestão da água. Há um ano, Ban-ki-moon dizia que "a água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está directamente ligada aos objectivos da ONU". Hoje, a importância da água doce e da sustentabilidade vai estar no centro do dia.
  Uma folha de papel vale 10 litros de água. Neste momento, entre os seus dedos, tem 480 litros de água. E ainda falta contar com a tinta.»

Esta notícia foi retirada do site do jornal i.

quinta-feira, 3 de março de 2011

O sorteio.


  Hoje, na nossa aula de Área de Projecto tivemos uma actividade desenvolvida pelo grupo CPI - Conhecer para integrar, que consistiu na troca de vivências por parte de uma aluna brasileira e um aluno italiano. Para além de falarem dos seus países e das suas culturas, falaram também do Carnaval dos seus países de origem. Percebemos que existe uma grande diferença entre o carnaval português, mais precisamente o de Torres Vedras, e o brasileiro ou italiano! Aproveitámos esta actividade para sortear o nosso cabaz de Carnaval, o primeiro a existir na nossa escola, que saiu a um habitante da Pedra, o Dário. O vídeo que vos mostrámos em cima foi realizado pelas alunas do grupo CPI (Ana Catarina, Adriana e Sofia) para darem a conhecer a sua actividade.
  Desejamos um bom Carnaval a todos e venham divertir-se a Torres Vedras onde o carnaval é o mais português de Portugal!

terça-feira, 1 de março de 2011

Um desafio!

  Foi com grande agrado que recemos um desafio vindo de uma das nossas seguidoras: a Ma. O desafio consiste em responder a uma pergunta que a Ma debateu numa aula com a sua turma e depois se lembrou de nós! De seguida mostraremo-vos a pergunta e a resposta que também foi debatida pelo nosso grupo. Desde já, um grande obrigada à Ma e os desafios serão sempre bem vindos :)

- A água deve ser cara por ser um bem escasso, ou barata por ser um bem de primeira necessidade?

  Esta é uma questão que pode causar algumas divergências... Na nossa opinião, e em primeiro lugar, a água deveria ter um preço ligeiramente elevado de forma a que todas as pessoas pensassem antes de a utilizar visto que é um bem escasso. Temos o exemplo do petróleo que, sendo um bem também escasso, tem um preço cada vez mais elevado e, assim, as pessoas estão mais alertadas para a sua utilização e já pensam em alternativas. Depois, a água deveria ter um valor mais reduzido pois é um bem de primeira necessidade a que todos deveriam ter acesso, nunca esquecendo o seu uso racional.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Trabalho escrito.

  Está na altura de começarmos a fazer o trabalho escrito sobre o tema ''Água'' e já o subdividimos em 9 alíneas que poderão ver a seguir:

- Origem da água;
- O que é a água;
- A importância da água;
- A água em Portugal;
- A água no Mundo;
- Escassez de água;
- Uso eficiente da água;
- Antártida;
- Curiosidades.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Lição sobre a água.

Este líquido é água.
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob tensão e a alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.

É um bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, bases e sais.
Congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.

Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob um luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.

António Gedeão

domingo, 6 de fevereiro de 2011

1000 visitas!

É com uma enorme satisfação que, passados três meses, chegámos às 1000 visitas e já contamos com 33 seguidores! Agradecemos a todos os que têm estado atentos ao nosso trabalho e continuem a seguir-nos porque nós não vamos ficar por aqui :)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cabaz de Carnaval.

   Como o Carnaval de Torres Vedras é muito vivido pelos seus habitantes, principalmente pelos adolescentes, o nosso grupo decidiu criar um cabaz de Carnaval e vender rifas (a 0,40€) com o objectivo de angariar dinheiro para uma futura visita de estudo ao Oceanário ou a uma barragem no rio Tejo.
   O cabaz vai conter um livre passe para o corso (oferecido pela Promotorres), uma cabeleira, pinturas faciais, tintas para o cabelo, confetis, serpentinas, plumas, um chapéu colorido, entre outras surpresas.
   Esperemos que esta iniciativa tenha sucesso :)

sábado, 15 de janeiro de 2011

A meter água!

  Em todo o mundo já são mais de um bilião as pessoas que sofrem de carência de água potável. Mas nas últimas semanas não se ouve falar noutra coisa senão nas cheias no hemisfério sul, que afectam grande parte da Austrália e do Brasil. Na última quarta-feira o número de mortos na Austrália chegava aos 12 e os desaparecidos eram cerca 62. Num total, existem 40 mil casas e edifícios que estão ameaçados pelas cheias. Esta é a maior catástrofe de sempre na Austrália.
 
Para o Brasil também é a pior tragédia climática da sua história. Os deslizamentos de terras provocados pelas fortes chuvadas e as cheias já fizeram mais de 5 centenas de mortos e milhares de desalojados.
 
 Nós, que batalhamos contra a falta de água, para que haja um uso eficiente, sem desperdícios, sem contaminações, perguntamo-nos porque há estes contrastes. Em pleno verão no Sul do planeta, as pessoas morrem por fortes chuvadas e cheias no Brasil e na Austrália, enquanto todos os anos morrem 1,5 milhões de pessoas por não ter acesso a água.
Austrália
Brasil
  Pense antes de abrir a torneira. A natureza não está doida, o homem é que a enloqueceu.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Concursos Inter-Escolas FOTOGRAFA OS 12 Princípios da CARTA EUROPEIA DA ÁGUA

Destinatários: Alunos do Ensino Secundário
Sinopse: De forma a valorizar e dar a conhecer a Carta Europeia da Água que foi proclamada pelo Conselho da Europa, em Estrasburgo, em 6 de Maio de 1968, é proposta a elaboração de um trabalho com 12 fotografias que ilustrem os 12 Princípios da Carta Europeia da Água.

A carta estabelece os seguintes princípios sobre a água e a sua importância para a Humanidade:

I. Não há vida sem água. A água é um bem precioso, indispensável a todas as actividades humanas.
II. Os recursos de águas doces não são inesgotáveis. É indispensável preservá-los, admisnistrá-los, se possível, aumentá-los.
III. Alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do Homem e dos outros seres vivos que dependem dela.
IV. A qualidade da água deve ser mantida a níveis adaptados à utilização para que está prevista e deve, designadamente,  satisfazer as exigências da saúde pública.
V. Quando a água, depois de utilizada, volta ao meio natural, não deve comprometer as utilizações ulteriores que dela se farão, quer públicas quer privadas.
VI. A manutenção de uma cobertura vegetal adequada, de preferência florestal, é essencial para a conservação dos recursos hídricos.
VII. Os recursos aquíferos devem ser inventariados.
VIII. A boa gestão da água deve ser objecto de um plano promulgado pelas autoridades competentes.
IX. A salvaguarda da água implica um esforço crescente de investigação, de formação de especialistas e de informação pública.
X. A água é um património comum, cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de econominar e de a utilizar com cuidado.
XI. A gestão dos recursos hídricos deve inscrever-se no quadro da bacia natural, de preferência a ser inserida no das fronteiras administrativas e políticas.
XII. A água não tem fronteiras. É um recurso comum que necessita de uma cooperação internacional.

Inscrições: A data limite da entrega dos trabalhos é 24 de Maio de 2011 - Dia Europeu dos Parques Naturais
Prémio para os vencedores: Visita da turma ao Oceanário de Lisboa.
 
Nós vamos participar :)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Um olhar sobre a água.

  No dia 6 de Janeiro de 2011 as engenheiras Ana e Marta do SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento), de Torres Vedras,  vieram à nossa escola (Secundária de Henriques Nogueira) para nos darem a conhecer a acção de sensibilização ‘’Um olhar sobre a água’’, através de um jogo. Neste, os grupos envolvidos tinham de responder a questões ou realizar correctamente desafios sobre o tema da água, de modo a ganhar cada vez mais pontos (gotas de diferentes cores). No fim, o grupo vencedor recebeu como prémio blocos de notas oferecidos pelo SMAS.
 
Para além de muito divertido, o jogo revelou-se bastante construtivo e interessasnte. Agradecemos, mais uma vez, a disponibilidade das engenheiras que foram muito simpáticas J